quarta-feira, março 22, 2006

 

Uma história Linda!!!

Um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa:

- Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arranjar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e te dar uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar fora, só peço uma coisa, que me esperes e enquanto eu estiver fora, me sejas FIEL, pois eu também te serei fiel.

Assim, o jovem saiu. Andou muitos dias a pé até que encontrou um fazendeiro que estava a precisar de alguém para o ajudar na sua fazenda.

O jovem chegou, ofereceu-se para trabalhar, e foi aceite.

Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceite.

O pacto foi o seguinte:

- Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o senhor dispensa-me de todas as minhas obrigações. EU NÃO QUERO RECEBER O MEU SALÁRIO. Peço-lhe que guarde o meu salário até eu me ir embora. No dia em que eu for, entregar-me-á o dinheiro e eu sigo o meu caminho.

Tudo combinado.

Aquele jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem férias nem descanso.

Depois de vinte anos chegou ao patrão e disse:

- Quero o meu dinheiro, para voltar para a minha casa.

O patrão então lhe respondeu:

- Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero fazer uma proposta; eu dou-lhe o dinheiro e você vai embora, ou DOU-LHE TRÊS CONSELHOS e não lhe dou o dinheiro e você vai embora.

Se eu lhe der o dinheiro, não lhe dou os conselhos. Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro. Vá para o seu quarto, pense e depois diga-me o que decidiu.

Ele pensou durante dois dias e depois procurou o patrão e disse-lhe:

- QUERO OS TRÊS CONSELHOS.

O patrão frisou novamente:

- Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro.

E o empregado respondeu:

- Quero os conselhos.

O patrão então disse-lhe:

1. NUNCA TOME ATALHOS NA SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a própria vida.

2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.

3. NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois pode arrepender-se e ser tarde demais.

Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão jovem assim:

- AQUI TEM TRÊS PÃES, dois para comer durante a viagem e o terceiro para comer com sua esposa quando chegar a sua casa.

O homem então, seguiu o caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava. Após o primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou:

- Para onde vai?

Ele respondeu:

Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminho por esta estrada.

O andarilho disse-lhe então:

- Ó Homem, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho especial e chegarás em poucos dias.

O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, mas lembrou-se do primeiro conselho e voltou e seguiu o caminho normal.

Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.

Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou uma pensão à beira da estrada, onde pode hospedar-se. Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir. De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor.

Levantou-se de um salto, dirigiu-se à porta para ir até o local do grito mas, quando estava a abrir a porta, lembrou-se do segundo conselho. Voltou, deitou-se e dormiu.

Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem perguntou- lhe se ele não tinha ouvido um grito e ele confirmou.

O hospedeiro perguntou se não ficou curioso e ele respondeu que não. Então o hospedeiro respondeu:

- VOCÊ É O PRIMEIRO HÓSPEDE A SAIR DAQUI VIVO, o meu filho tem crises de loucura, grita durante a noite e quando o hóspede sai, mata-o e enterra-o no quintal.

O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a casa.

Depois de muitos dias e noites de caminhada... já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa.

Estava anoitecendo, mas ele pode ver que ela não estava só.

Andou mais um pouco e viu que ela tinha no seu colo, um homem a quem estava acariciar os cabelos. Quando viu aquela cena, o seu coração encheu-se de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade.

Respirou fundo, apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho. Então parou, reflectiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão. Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele disse:

NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE.

Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre LHE FUI FIEL.

Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Quando a esposa abriu a porta e o reconhece, atira-se ao seu pescoço e o abraça afectuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então com as lágrimas nos olhos lhe diz:

- Eu fui fiel mas tu traíste-me... Ela espantada responde-lhe:

- Como? Eu nunca te traí, esperei-te durante vintes anos.

Ele então lhe perguntou:

- E aquele homem que acariciavas ontem ao entardecer?

E ela lhe disse:

- AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO. Quando partiste, descobri que estava grávida. Hoje ele tem vinte anos de idade. Então o marido entrou, abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa preparava o café. Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão.

APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão e ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de dedicação.

Muitas vezes achamos que o atalho queima etapas e nos faz chegar mais longe. Muitas vezes somos curiosos; queremos saber de coisas que nem nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentarão… Outras vezes, agimos por impulso, em horas da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois...

Espero que tu, assim como eu, não te esqueças que uma grande amizade começa com confiança na pessoa que te procura...






<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?